
Ata da segunda reunião da Academia Brasileira de Rinologia
No dia trinta de junho de dois mil e doze, na sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, na sala de eventos, foi realizada a segunda reunião da diretoria da Academia Brasileira de Rinologia, para deliberarem a seguinte ordem do dia:
1- Estudos Multicêntricos
2- Campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”
3- Eventos Científicos
4- Divulgação eletrônica das atividades da ABR
5- Assuntos diversos abertos para discussão
A presidente Dra. Wilma deu início às atividades, convocando que cada grupo dos respectivos conselhos se reunisse e discutisse as atividades inerentes referentes às ordens do dia, durante o período da manhã. À tarde, sob a forma de assembleia, frente a todos os membros presentes na reunião, foram apresentados e discutidos os seguintes pontos:
1 Estudos multicêntricos
a) Estudo de prevalência de Rinossinusite crônica no Brasil
Foi proposto pelo conselho de estudos multicêntricos, representado pela Dra Fabiana, a proposta de um estudo de prevalência de Rinossinusite crônica no Brasil, utilizando metodologia similar ao estudo recém-publicado da Dra. Renata Pilan, envolvendo a aplicação de um questionário de sintomas relacionados ao diagnóstico de Rinossinusite crônica. A proposta deste estudo envolve a consulta junto ao IBGE para selecionar quais cidades das diversas regiões do país melhor se enquadrariam nesta pesquisa. O Dr. Márcio Nakanishi ficou responsável de estabelecer o contato com o IBGE. A priori, ficaram sugeridos as cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, Botucatu, Sorocaba, Marília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia.
b) Estudo de biologia celular e genética em RSC com pólipo na população brasileira
A Dra Fabiana comentou que, na última reunião, foi discutido com os membros participantes a recém escrita proposta intitulada de ´´Influência do polimorfismo de MyD88 e IL1-RL1 na rinossinusite crônica com pólipo nasal e sua relação com o perfil inflamatório tecidual na população brasileira”. Para tanto, a Dra Fabiana lembrou que até o momento foram confirmados 23 serviços de Otorrinolaringologia do país que garantiram possuir estrutura mínima necessária para realização do projeto. Para tanto, serão incluídos pacientes com RSC com pólipo nasal e controles, sendo anotados a presença de comorbidades, SNOT22 e escores de endoscopia nasal; coleta de sangue e de amostras de pólipo nasal ou concha média. As amostras deverão ser encaminhadas à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o custeio do envio assim como o processamento das amostras serão pleiteados junto à alguma agência de fomento à pesquisa. A Dra Fabiana afirmou que dará entrada para aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e que, assim que possível, será dado o início para inclusão de pacientes e coleta de material.
2) Campanha da Rinologia
O Dr. Renato Roithman, coordenador das campanhas, explicou que o Conselho das campanhas se propõe a realizar campanhas mais simples e mais “enxutas” neste e no próximo ano, sem atividades assistenciais, e com atividades que também despertem interesse da população geral, como informação, atividades interativas e lúdicas. Considerando que ABORL já vem realizando uma campanha itinerante em nível nacional (Caminhos da ORL) e que tem adquirido grande visibilidade, sugeriu que a campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor” deste ano seja lançada em Belo Horizonte, junto com a campanha “Caminhos da ORL” nesta cidade, nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. A ideia seria aproveitar a presença dos infláveis e da repercussão com a mídia local e nacional. A abertura seria dada pelo presidente da ABORL e pela presidente da ABR.
Concomitante a isso, sugeriu que fossem realizadas lançamentos regionais em outras 7 cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que seriam coordenados respectivamente pelos Dr. Dolci/Dr Olavo Mion, Dr. Nilvano/Dr.Washington, Dr.Marco César/Dr. Ian Selonke, Dr Márcio/Dra Siomara, Dr Marcelo, Dr Renato Roithmann/Dr Otávio Piltcher e Dr Roberto Meirelles/Dr.Geraldo Gomes. A proposta dos lançamentos regionais seria fazer a campanha em shoppings centers do país durante os dias 1 e 2 de setembro, com atividades menores de divulgação, instalação de cabines e testes de olfato. Lembrou que poderia ser feito a distribuição de folderes utilizados nas campanhas anteriores, modificando apenas o garoto propaganda da ocasião, e que este tipo de atividade também poderia ser estendido a todos os serviços de residência médica no país.
Dr. Nilvano ressaltou que, na abertura da campanha, a presidente da ABR deve enfatizar os locais de realização por todo o Brasil. Dr. Fabrizio reforçou que a Sintonia poderia trabalhar um link de mídia com outras localidades, além de Belo Horizonte. Dr. Márcio Nakanishi também lembrou a possibilidade de divulgação nas redes sociais, como facebook e twitter.
Dr. João Ferreira lembrou que os folderes e panfletos poderiam ser disponibilizados na forma de pdf no site da ABR para que todos pudessem utilizá-los a qualquer momento e em qualquer parte do país.
Ficou também definido a data da campanha do ano de 2013: 31 de maio a 02 de junho. Dr. João pediu para que se confirme se haverá choque de datas com a Campanha da Alergia.
Apesar de não presente, foi sugerido o nome do Dr Olavo Mion para ser o representante da ABR junto aos “Caminhos da ORL”.
3) Comissão científica
A coordenadora Dra. Eulália disse que a grade científica do congresso Brasileiro em Recife não está contemplando 7 nomes da diretoria da ABR, mas que serão incluídos na programação.
Ficaram definidos que serão realizados 3 cursos até o próximo ano com as seguintes datas:
Rinossinusites (06 out 2012);
Curso Básico de Cirurgia Endoscópica (23 de março 2013) e
Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica (19 de outubro 2013)
A priori, serão realizados na sede da ABORL por questões de praticidade e custo, sem cobrança de taxa de inscrição. Deverá ser checada a disponibilidade dessas datas junto à ABORL.
Em relação aos cursos itinerantes, a Dra Eulália ressaltou que o tema básico seria obstrução nasal, englobando os temas Rinites e Rinossinusites, e que abrangeria tópicos de qualidade de vida, diagnóstico diferencial, tratamento clínico e tratamento cirúrgico. As cidades eleitas seriam Belém, Fortaleza, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Ribeirão Preto ou Marília.
4) Conselho de Comunicação
O conselho de Comunicação, coordenado pelo Dr Leonardo Balsalobre, propôs algumas mudanças no formato de apresentação do site da ABR, tais como:
– atualizar a foto de todos os componentes da diretoria da ABR;
– Remover o link da TV rino e classificados;
– Sincronizar a abertura para perguntas do público leigo, junto com o site da ABORL;
– Introduzir um link de médicos de acesso restrito;
– Reforçar a divulgação de notícias atualizadas realizadas pela ABR, como resumos de cada comissão, Atas de reuniões, fotos de eventos e notícias sobre estudos correntes.
– Introduzir um tópico fixo no site com o logo da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, divulgando locais e datas, objetivos, materiais de divulgação e campanhas já realizadas (com fotos, dados e mídia).
– Colocação de entrevistas periódicas sobre novidades e eventos – sugeridos os nomes do Dr Richard Voegels para falar sobre o EP3OS 2012; Dr Aldo Stamm para falar sobre o Rhinology 2013 e o Dr Noam Cohen, convidado internacional do congresso de Recife 2012.
Houve uma ampla discussão entre os membros a respeito ou não da divulgação de artigos científicos, entretanto houve o entendimento de que este tipo de atividade de atualização científica foge dos objetivos do site, que seria a de dar informações a respeito das atividades da ABR. Dr. Nilvano e Dr. Moacir lembraram que o acesso aos sites das supraespecilidades no site da ABORL está difícil e que a presidente da ABR deve solicitar essa modificação de acesso junto à ABORL. Dr Leonardo finalizou reforçando que, em todos os eventos da ABR, deveria haver a divulgação do endereço eletrônico www.rinologia.org.br.
Todos os assuntos acima relacionados foram aprovados por unanimidade, com a presença de Wilma Anselmo-Lima, João Teles, Eulália Sakano, Edwin Tamashiro, Fabiana Valera, Renato Roithman, Moacyr Tabasnik, João Ferreira de Melo Jr, Nilvano de Andrade, Fabrizio Romano, José Eduardo L. Dolci, Erica Ortiz, Marcelo Sampaio, Márcio Nakanishi, Siomara Bambirra, Marcelo Leite, Leonardo Balsalobre, Miguel Tepedino, Francine de Pádua, Rodolfo Scalia, Marco César dos Santos, André Alencar, Atílio Fernandes, Vitor Nakasima, José Antônio Patrocínio, Marcelo Sampaio, Braz Nicodemo Neto, Roberto Meirelles e Renato Batista.
São Paulo, 30 de julho de 2012.